Alto Araguaia adota aulas não presenciais para rede municipal de ensino; saiba como irá funcionar

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A rede municipal de ensino de Alto Araguaia (MT) adotou sistema de aulas não presenciais após a liberação em caráter excepcional do Ministério da Educação (MEC) de aulas à distância. A medida se deve pela continuidade da suspensão das aulas por tempo indeterminado com o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19). Os materiais estarão disponíveis de forma online nesta sexta-feira (15), pelas unidades de ensino do município da zona urbana e rural.

“Até o momento não havíamos iniciado estas aulas, pois não tínhamos respaldo legal quanto a questão da carga horária”, explica a secretária de Educação, Paula Regina Fraga. A gestora fala que o lançamento de conteúdo à distância foi pensado em conjunto com a equipe pedagógica da pasta afim de atender a todos. “Pensamos também naqueles que não têm acesso à internet. De forma organizada vamos disponibilizar nas escolas o material físico”, pontua.

Conforme a pasta, o método será via apostilas físicas do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), com roteiros, instruções e material de apoio através de grupos no aplicativo whatsapp, alternativa que facilita a comunicação com os responsáveis pelas crianças. “Graças ao empenho do prefeito Gustavo Melo que permitiu o investimento em quase R$ 500 mil em recursos próprios com o SEFE, o material vem de forma didática auxiliar os trabalhos neste momento difícil”, diz.

De acordo com a Semed, é importante que os pais ou responsáveis acompanhem o desenvolver das atividades dos filhos. Àqueles que não retiraram as apostilas devem procurar a escola se atentando para as medidas de prevenção, como o uso de máscaras. Os responsáveis também devem atualizar as informações cadastrais do aluno, principalmente número de telefone móvel para contato.

COMO SERÁ REALIZADO? – O material será encaminhado via grupos de whatsapp criados por cada unidade de ensino. Alunos e familiares que não possuem acesso à internet ou disponibilidade de telefone móvel, devem realizar a retirada do material semanalmente na unidade escolar em que o filho estuda.

“A versão impressa será apenas para quem não possui acesso. Os responsáveis deverão comunicar a escola sobre a dificuldade. Momento de compreensão, por que precisamos resguardar a saúde dos nossos profissionais, alunos e familiares”, frisa a secretária municipal de Educação.

No ensino infantil e no ensino fundamental I, as aulas serão instruídas pelos profissionais da educação com o uso das apostilas do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE). As atividades seguirão por meio de roteiros elaborados pelos professores semanalmente, onde cada aluno deve acompanhar junto do apostilado. Já os alunos do 6º ao 9º ano, terão suporte dos profissionais da rede municipal via whatsapp e conteúdos serão disponibilizados com base no livro didático do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As unidades da zona rural do município, estarão disponibilizando material impresso para todos os alunos, além de receber o acompanhamento profissional via grupo de whatsapp. “Teremos um profissional de apoio diariamente para entrega do material, mas pedimos aos pais que siga a data estabelecida e não deixe acumular”, explica Paula Fraga. Quanto aos novos roteiros, estes serão disponibilizados junto do calendário de visitas dos profissionais de saúde em cada região.

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A UNIDADE ESCOLAR

Escola Municipal José Inácio Fraga